ONDE TUDO COMEÇOU - A PRIMEIRA PARTIDA OFICIAL DOS PRINCIPAIS CLUBES DO RIO DE JANEIRO!!




AVB FUTEBOL APRESENTA:

A PRIMEIRA VEZ DE CADA CLUBE!!

UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE, ANTES DE COMEÇARMOS:



Apenas Fluminense, Botafogo Bangu são os clubes em atividade que participaram do primeiro  campeonato carioca em 1906.

CLUBE DE REGATAS FLAMENGO
📸Revista Placar 
Em 03 de maio de 1912, o Flamengo estreia no Campeonato Carioca de Futebol, na época organizada pela Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA)  no campo do América F.C, na rua Campos Salles. O adversário era o Mangueira, time formado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira. Em sua primeira participação, o Flamengo consegue um placar que já mostrava a capacidade do time: 15x2



     



FICHA TÉCNICA

Flamengo 15  x  2  Mangueira
03/Maio/1912
Campeonato Carioca - Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA) - 1º Turno
Local: Estádio da Rua Campos Salles (Tijuca-Rio de Janeiro)
Árbitro: João Evangelista Belfort Duarte
Gols: 
Flamengo: Gustavo de Carvalho 1' e 2', Arnaldo Guimarães 24' e 30', Octávio 35' e Gustavo de Carvalho 37' do 1°T; Gallo 5', Amarante Zalacain 7', 9' e 15', Arnaldo Guimarães 18', Levy 22', Gustavo de Carvalho 25', Arnaldo Guimarães 29', Amarante Zalacain 31', Alberto Borgerth 33' e Gustavo de Carvalho 35' do 2°T  
Mangueira: Octávio 35'do 1ºT e Levy 22' do 2ºT

FLAMENGO
Baena, Píndaro e Nery; Coriolano, Gilberto e Gallo; Orlando Bahiano, Arnaldo Guimarães, Amarante Zalacain, Gustavo de Carvalho e Alberto Borgerth.
MANGUEIRA 
Moggey, Rebeto e Sylvio; Walter, Routt e Plaisant; Riemer, Levy, Octávio, Campos e Tangerina.


Camisa de estréia do Flamengo: a famosa Papagaio-Vitém













Gustavo de Carvalho - Autor do primeiro gol do Flamengo.









Imagem colorida digitalmente da primeira foto tirada da equipe de futebol do Flamengo em 1912 - 📸 de 06/10/1912 - 3° Jogo da história do clube: Flamengo 1x1 Paysandu

⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️

CLUBE  DE REGATAS VASCO DA GAMA 



No dia, 3 de maio de 1916, em partida válida pela 1a rodada da Terceira Divisão do Campeonato Carioca, realizada no campo de General Severiano, o time de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama fazia o seu primeiro jogo oficial na história. Diante do Paladino FC, a equipe Cruz Maltina, foi goleado por 10x1, o que é até hoje, a maior goleada sofrida pelo clube.


FICHA TÉCNICA
PALADINO FC 10 x 1 VASCO
Local: General Severiano, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 03 de maio de 1916
Competição: Campeonato Carioca – 3ª Divisão
Organizadora: Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA)
Árbitro: Carlos Alberto Coelho
Gols: VASCO – Adão Antonio Brandão
          PALADINO - Desconhecidos

VASCO – Antonio Pereira d’ Azevedo, Frederico Einsenlveker, Alvaro de Araujo Sampaio, Victorino Rezende da Silva, Antonio Bebiano Barreto, Augusto Pereira d’Azevedo, Adão Antonio Brandão, Oscar Guimarães, Mario Moraes, Joaquim Ferreira d’ Oliveira e Manoel Ferreira d’ Oliveira;

PALADINO – Raul Borges, João Carvalho Borges Filho, Geraldino Pacheco, Grasilheiro Ferreira Nunes, Frederico Camões, Gonçalo de Vasconcellos, Attilio, Amynes, Luicolu Coimbra, Benedito Fernandes e Osvaldo Quitanilha















O português Adão Antônio Brandão - Autor do primeiro gol do Vasco da Gama.










📸 do jogo da primeira Vitória do Vasco da Gama, 2x1 contra o River (time extinto), em  29/10/1916, no Estádio Figueira de Melo.














Muitos usam o escudo acima como referência ao extinto clube Paladino Football Club, só que esse escudo é do Esporte Clube Paladino, da cidade de Gravataí/RS, extinto em 1970.


⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️



Em uma das primeiras partidas oficiais de futebol realizada no Brasil, em 19 de outubro de 1902, o Fluminense Football Club, fazia sua estréia no esporte bretão. Em partida amistosa contra o Rio Football Club (clube extinto), o Fluminense que usava as cores branca e cinza, goleou por 8x0, em jogo que aconteceu no charmoso Estádio da Rua Paysandu.









FICHA TÉCNICA 

FLUMINENSE 8 x 0 RIO FOOTBALL CLUB
Local: Estádio da Rua Paysandu – Rio de Janeiro
 Dia 19 de Outubro de 1902
Competição: Amistoso

Gols: Horácio Costa Santos (3), Heráclito Vasconcellos (2), Félix Frias, Eurico de Moraes e A. Simonsen.


FLUMINENSE: Américo Couto; Mário Frias e Victor Etchegaray; Mário Rocha, Oscar Cox e Walter Schuback; Adolpho Simonsen, Eurico de Moraes, Horácio da Costa Santos, Heráclito e Félix Frias.



RIO FOOTBALL CLUB: R. Belfort; T. Mackintosh e H. Palm; Lokhost, Alvarenga Senior e D. Croik; T. Pereira, Alvarenga Jr, H. Brenton, J. Stewart e A. Cerqueira.









Horácio Costa Santos - Autor do primeiro gol do Fluminense.















 https://www.flunomeno.com/2015/06/a-primeira-partida-oficial-do-fluminense.html?m=1

Camisa usada no ano de 1902. As tradicionais cores grená passou a ser usada pelo clube em 1904.

⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️


Em 12 de agosto de 1904, alguns  jovens se reuniram para fundar um time de futebol no Largo do Leão em Botafogo e ali nasceu o Electro Club, mais que logo foi alterado para Botafogo Football Club  em 18 de setembro de 1904 em homenagem ao bairro. Em uma tarde chuvosa de 02 de outubro de 1904, o Botafogo já fazia sua estréia no futebol, onde no Campo da Rua Campos Salles, perdeu por 3x0 num amistoso para o já extinto Football and Athletic Club.






FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO FOOTBALL CLUB 0 x 3 FOOTBALL AND ATHLETIC CLUB
Data: 02 de outubro de 1904
Local: Rua Campos Salles com Haddock Lobo, Rio de Janeiro
Competição: Amistoso
Árbitro: Mário Bessa (do Fluminense F. C.)

Gols – Não disponíveis, 1° tempo: Athletic 1 a 0; Final: Athletic 3 a 0.
Obs: O Botafogo sofreu dois gols de pênalti.
Fontes: Gazeta de Notícias (de outubro de 1904) e O Paiz (de agosto de 1923).

Botafogo F. C.
Flávio Ramos, Victor Faria e João Leal; Basílio Vianna, Octávio Werneck e Ademaro de Lamare; Norman Hime, Ithamar Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rego e Carlos Bittencourt.

Football and Athletic Club
Nascimento, Luiz Maia e Hildebrando Paranhos; Leite, Oscar Fagundes e Alvarenga I; Pereira, Aurélio Silva, Kock, Alvarenga II e Barbosa.











O primeiro gol da história do Botafogo aconteceu na segunda partida da história do clube e que também foi a vitória do Botafogo por 1x0 sobre o Petropolitano Football Club, no dia 21 de Maio de 1905, gol feito pelo atacante Flávio Ramos, que também foi o sócio n° 01 e presidente do clube.













O uniforme preto e branco foi definido nas reuniões de fundação do clube em 1904, por sugestão de Itamar Tavares - que estudara na Itália e era fã da já poderosa Juventus de Turim. No entanto, o Botafogo utilizou provisoriamente camisas e calções brancos (eventualmente pretos) até 1906, quando as primeiras camisas de botão alvinegras chegaram, importadas da Inglaterra e confeccionadas pela Benetfink & Co.








Em 8 de dezembro de 1942, acontece a fusão entre o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo, onde nasceram o Botafogo de Futebol e Regatas. 

⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️



Detalhes do primeiro jogo da história do Bangu
Fonte: Jornal do Commercio

O texto abaixo não foi atualizado, mantendo-se a escrita original da época.



"Realizou-se domingo passado, no campo do Rio Cricket & Athletic Associativo (Icarahy), um interessante match de football, entre esse e o novel club do Bangu.

Com prazer registramos o progresso com que, lenta, porém firmemente, vai caminhando entre nós a propaganda deste interessante e utilíssimo ramo de sport. Há três anos, quando um grupo de rapazes, todos vindos de escolas suíças ou inglesas, promoveram o primeiro jogo de football, em Icarahy, para o qual, com grande dificuldade, conseguiram arranjar dois elevens, havia talvez uma dúzia de espectadores, e esses mesmos, apreciando do jogo apenas os tombos, os empurrões, etc., desconhecendo por absoluto os rudimentos mais elementares do jogo; chegou-se mesmo a registrar, na crítica da imprensa esportiva, os tombos como feitos de maestria. Hoje abalam-se famílias da Tijuca, da Gávea, para assistir a um match em Icarahy, enchem-se as pelouses de apreciados ("bacharéis", como os chamam no sport náutico), que acompanham todas as peripécias com entusiasmo ruidoso, discutem as decisões do referee com fogo, com o Código na mão citam autores. Lombroso, o diabo... Vêm teams de todos os cantos da cidade encontrar-se ora no Paysandu, ora no Icarahy, ou no Fluminense. Vão teams daqui a S. Paulo sustentar lá a glória de seu pavilhão em lutas memoráveis de três dias a mais. Vêm teams de S. Paulo aqui, etc.

O team do Club do Bangu, todo composto de empregados da fábrica de tecidos, que tomou o nome dessa localidade, é um eleven simpático de homens de trabalho, fortes, alegres, bons companheiros, verdadeiros sportsmen. Em todo o correr do jogo manteve-se a maior harmonia, não se ouviu uma observação menos delicada, conquanto houvesse, como sempre há, fouls involuntários, muitos dos quais, como foul-throws, carrying the ball, etc., o referee com muito bom senso, deixou passar desapercebidos. Não se pode dizer que fosse um jogo equilibrado, pois quase todos os jogadores do Bangu ressentiam-se visivelmente da falta de training, falhando inúmeros kicks, fazendo o que se chama da gíria footbóllica "furos" dos quais naturalmente, o outro pessoal, malandro e traquejado, aproveitava-se a cada passo, vindo a pagar o pato o pobre do goal-keeper, que não tinha mãos, nem pés, a medir, o que, seja dito de passagem, é um excelente jogador, sem o que, muito maior teria sido o score.

Descrevamos o jogo:
Do lado do Bangu estavam: T. Hellowell, Hartley, Stark (Captain), Gaspar,
Hibbs, W. Hellowell, A. Procter, W. Procter, Donohoe, Jacques e Alvarenga.
Do lado do Rio Cricket estavam: A. Couto, Tate, Wright (Captain), Turner, V. Etchegaray, F. Walter, Matheson, F. Moraes, Ginns, Santos e Conrado.

Coube o kick-off ao Rio Cricket, que partiu logo varando a defesa
adversária, e fazendo um bonito rush, prejudicado por um mal shot. Poucos minutos depois faziam outro rush idêntico, marcando Santos o 1º goal, de um bom centro de Conrado. Esse goal, a muitos pareceu offside, e houve alguns protestos, porém confiamos inteiramente na retidão do referee: Mr. Moreton, um dos melhores Juizes que temos tido aqui; o fato foi o seguinte: o jogador Santos estava offside, quando a bola foi centrada, mas não estava quando shootou, porque já então o goal-keeper adversário tinha tocado na bola, procurando rebate-la, o que não conseguira. Pouco depois, foi marcado o 2º goal, por Ginns, com um bom shot, posto bem no canto do goal; um bonito passe de Eurico Moraes. Continuaram a suceder-se os rushes do Rio Cricket, muitos perdidos por maus shots, alguns bem parados pelo goal-keeper Hellowell, e pelos full-backs Hartley e Stark. Houve diversos corner-kicks, que não foram aproveitados, entre eles um, magistralmente tirado por Turner, e quase no fim do half-time Conrado fez um goal, que foi com toda a justiça, dado off-side. No 1º half portanto, resumiu-se o jogo em ataques do Rio Cricket e defesas do Bangu, tendo o goal-keeper Couto parado uma ou duas bolas apenas.

No 2º half, Etchegaray foi jogar em goal, e Santos full-back, passando Couto para center-half, e Tate para forward, inside Wright, tornando-se o jogo mais interessante, fazendo Stark (que então estava jogando forward), com Donohoe, alguns bonitos rushes, mas, mesmo assim, pouco modificou-se a feição do jogo, continuando o Rio Cricket a atuar sempre, tendo marcado na hora do apito final, mais três goals, um shootado por Conrado, outro por Eurico, outro por Tate, este último, num agrimmage medonho, em que goal-keeper, bola e três forwards, rolaram todos pelo goal a dentro.

O resultado final foi, portanto, Rio Cricket 5-0.

É de justiça salientar no team do Bangu o captain Stark, que mostrou ser um jogador de fibra que, com um pouco mais de ensaio, se tornará um jogador perigoso, o full-back Hartley e o goal-keeper Hellowell; todos, porém, sem excepção, brigaram até o último instante, com uma tenacidade e uma firmeza admiráveis, sem sombra de desanimo, verdadeiros sportsmen!

Do team do Rio Cricket é inútil falar: era aquela firmeza de costume (homens de 3 metros de altura, como Tate e outros), aliada a malandragem do Fluminense (Etchegaray, Santos, Conrado, etc., que também pertencem ao club de lá), capitaneados pelo malandrão-mor Wright; não é preciso dizer mais.

Foi um bom ensaio (de que aliás alguns deles precisam bem, para enfrentar o Paulistano, que vem ai, armado até os dentes, em 14 e 15 de agosto) e foi, além disso, um incentivo, um estímulo, para futuros jogos que teremos aqui, ou no Bangu mesmo, e quiçá, com clubs formados por outras fábricas, que nos permitirão, talvez, para o nano, instituir a nossa Taça de Campeonato, como já a têm os nossos vizinhos da Paulicéa."

Extraído: Bangu.net

  


FICHA TÉCNICA
BANGU ATLÉTICO CLUBE 0X5 RIO CRICKET & ATHLETIC ASSOCIATIVO ICARAHY
Data: 24/07/1904
Competição: Amistoso
Local: Estádio do Icaraí – Niterói/RJ

Árbitro: Mr. Moreton

Gols: 1º tempo: Santos e Ginns. No 2º tempo: Conrado, Eurico e Tate.

Rio Cricket: A. Couto, Tate, Wright (Captain), Turner, V. Etchegaray, F. Walter, Matheson, F. Moraes, Ginns, Santos e Conrado.


Bangu: Thomas Hellowell, James Hartley e John Stark; Luiz Gaspar, Clarence Hibbs e William Hellowell; Andrew Procter, William Procter, Thomas Donohoe, Frederich Jacques e Augusto Alvarenga.

⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️

No Domingo, dia 6 de agosto de 1905, às 15h e 30 minutos, o América Foot Ball Club realizava sua primeira partida oficial.
Naquele tempo o America era alvinegro, e de preto e branco fez seu primeiro jogo, contra o Bangu, no dia 6 de agosto do ano seguinte, na Rua Ferrer. Apesar de fundado no mesmo ano, o rival já era um clube estabelecido havia tempo: anos antes já praticava o futebol com operários e técnicos ingleses da Fábrica Bangu, que deu origem ao time. Em campo, uma previsível goleada de 6 a 1 para os adversários, em um resultado que em nada antecipava o equilíbrio dos duelos reservados para os próximos anos.


       

FICHA TÉCNICA 
Domingo, 6/8/1905
BANGU 6 x 1 AMÉRICA
Competição: Amistoso Estadual
Local: Jardim da Fábrica Bangu (RJ)

Juiz: José Villas Boas

Gols: Para o Bangu: não há registros. Para o América: Amílcar Pinto.

Bangu
Fred Jacques, James Hartley, William Hellowell, Dante Delocco, Segundo Maffeu, John Farrington, César Bochialini, Arlindo, John Stark, Andrew Procter, Francisco Carregal.

América
Oswaldo Mohrstedt; Francisco Pinto e Gustavo Bruno; Romeu Maina, Amilcar Teixeira Pinto (capitão) e Nabuco Prado; Alfredo Koehler, Jaime Pina, Durval Medeiros, J.Bermuder e Gustavo Garnett.





GUIA AVBFUTEBOL - BUNDESLIGA 2019/2020 - O RETORNO

BundesLiga Club Live Wallpaper: Amazon.com.br: Amazon Appstore
GUIA AVBFUTEBOL DA BUNDESLIGA 2020!!!

Em meio a pandemia do Covid-19, a bola começa a voltar a rolar em alguns países no mundo, semana passada foi a K-League (Campeonato Coreano) e nesse fim de semana é a vez da Bundesliga (Campeonato Alemão), hoje serão 06 partidas, válidas pela 26ª rodada. A ESPN e a FOX SPORTS, transmitirão os jogos da Bundesliga e a aqui você fica por dentro de tudo!!! Confere aí!!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Meisterschale", a Salva de Prata!!

"Meisterschale", a Salva de Prata!


TITULOS CONQUISTADOS NA ERA BUNDESLIGA (1964-)
1º - Bayern de Munique - 28 títulos
2º - Borussia Dortmund - 5 títulos
2º - Borussia M'gladbach - 5 títulos
4º - Werder Bremen - 4 títulos
5º - Hamburgo - 3 títulos
5º - Stuttgart - 3 títulos
7º - Kaiserslautern - 2 títulos
7º - Colônia - 2 títulos
9º - Eintracht Braunschweig - 1 título
9º - Munique 1860 - 1 título
9º - Nuremberg - 1 título
9º - Wolfsburg - 1 título

TITULOS CONQUISTADOS INCLUINDO A ERA PRÉ-BUNDESLIGA (1903-1964)
Clube                                      Títulos
Bayern München                         29
Nürnberg                                 09
Borussia Dortmund                         08
Schalke 04                                 07
Hamburger SV                         06
Borussia Mönchengladbach           05
VfB Stuttgart                                05
Kaiserslautern                        04
Werder Bremen                        04
FC Köln                                        03
FCL Leipzig                                03
Greuther Fürth                        03
Dresdner SC                                02
Hannover 96                                02
Hertha Berlin                                02
Viktoria Berlin                                02
Eintracht Braunschweig                01
Eintracht Frankfurt                        01
Fortuna Düsseldorf                01
Freiburger FC                                01
Holstein Kiel                                01
Karlsruher SC                        01
VfR Mannheim                        01
Phönix Karlsruhe                        01
*Áustria Rapid Wien                01
Rot-Weiss Essen                        01
München 1860                        01
Union Berlin                                01
VfL Wolfsburg                        01 

* O Rapid Wien da Austria foi campeão alemão em 1949-1941, pois a Austria foi anexada à Alemanha durante o Governo Nazista.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BUNDESLIGA 2019-2020
Como tem acontecido nas últimas 07 edições da Bundesliga, o Bayern de Munique vem mantendo seu favoritismo e lidera o campeonato com 55 pontos, mas a disputa esse ano está mais equilibrada, o Borussia Dortmund vem na cola com 51 pontos, seguido de RB Leipzig (50 pontos) e o Borussia Mönchengladbach (49 pontos), e na zona de classificação à próxima Champions League. Na sequência vêm Bayer Leverkusen (47 pontos) e Schalke 04 (37 pontos), e ocupam as vagas da Europa League.
Na briga pelo rebaixamento, estão, o lanterna Paderborn (16 pontos) e o vice-lanterna Werder Bremen (18 pontos) e na luta pelo playoffs, na 16ª posição, o Fortuna Düsseldorf (22 pontos), que até o momento é o clube que disputará os playoffs contra o terceiro colocado na tabela da Bundesliga 2, a segunda divisão alemã. 

ARTILHARIA
Com 25 gols, o atacante polonês Robert Lewandowski é o artilheiro da atual edição da Bundesliga, seguido por Timo Werner, do RB Leipzig, que tem 21, e por Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, com 14.
Lewandowski busca sua quinta artilharia na liga. Ele também foi o goleador nas temporadas 2013/2014 (20 gols), 2015/2016 (30), 2017/2018 (29) e 2018/2019 (22).

ASSISTÊNCIAS
O Bayern de Munique também tem o líder de assistências na temporada. Thomas Müller, colaborou com 16 passes para gols do Bayern no Campeonato Alemão.
Jadon Sancho do Borussia Dortmund com 15 assistências, vem logo atrás, seus companheiros de equipe, Achraf Hakimi e Thorgan Hazard deram 10 passes para gol.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira a tabela dos jogos da 26ª rodada
Sábado - 16/05 
10h30 - Borussia Dortmund x Schalke 04 (Fox Sports)
10h30 - RB Leipzig x Freiburg (ESPN Brasil)
10h30 - Augsburg x Wolfsburg (Fox Sports 2)
10h30 - Hoffenheim x Hertha Berlim (Watch ESPN)
10h30 - Fortuna Düsseldorf x Paderborn (App Fox Sports)
13h30 - Eintracht Frankfurt x Borussia Mönchengladbach (Fox Sports)

Domingo - 17/05
10h30 - Colônia x Mainz 05 (ESPN Brasil)
10h30 - Union Berlin x Bayern de Munique (Fox Sports)
Segunda-feira - 18/05
15h30 - Werder Bremen x Bayer Leverkusen (ESPN Brasil)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMO ESTAVA O CAMPEONATO ANTES DA PARADA - 25ª RODADA
CLUBES PARTICIPANTES: 18
JOGOS DISPUTADOS: 224 (65,9% do total)
GOLS MARCADOS: 728 - MÉDIA DE 3,25 POR PARTIDA

ÚLTIMO JOGO: 8 de março, Mainz 1 x 1 Fortuna Düsseldorf

LÍDER: Bayern de Munique (55 pontos)
ZONA DE CLASSIFICAÇÃO PARA LIGA DOS CAMPEÕES: Borussia Dortmund (51), RB Leipzig (50) e Borussia Mönchengladbach (49)
ZONA DE CLASSIFICAÇÃO PARA LIGA EUROPA: Bayer Leverkusen (47) e Schalke 04 (37)
ZONA DE REBAIXAMENTO: Fortuna Düsseldorf (22), Werder Bremen (18) e Paderborn (16)

MELHOR ATAQUE: Bayern de Munique (73 gols)
MELHOR DEFESA: Bayern de Munique e RB Leipzig (26 gols)

MAIS VITÓRIAS: Bayern de Munique (17)
MAIS EMPATES: Schalke 04 (10)
MAIS DERROTAS: Paderborn (17)

ARTILHEIRO: Robert Lewandowski (Bayern de Munique), 25 gols
ASSISTÊNCIAS: Thomas Müller (Bayern de Munique), 16 assistências

CLASSIFICAÇÃO ATÉ A 25ª RODADA
Pos Equipes                        Pts J V E D GM GS SG
1 Bayern de Munique 55 25 17 4 4 73 26 +47
2 Borussia Dortmund 51 25 15 6 4 68 33 +35
3 RB Leipzig                 50 25 14 8 3 62 26 +36
4 B. Mönchengladbach 49 25 15 4 6 49 30 +19
Fase de Grupos da Liga dos Campeões da UEFA de 2020–21
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5 Bayer Leverkusen  47 25 14 5 6 45 30 +15
Fase de Grupos da Liga Europa da UEFA de 2020–21
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6 Schalke 04         37 25 9 10 6 33 36 –03
Play-offs da Liga Europa da UEFA de 2020–21
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7 VfL Wolfsburg 36 25 9 9 7 34 30 +4
8 Freiburg                 36 25 10 6 9 34 35 –1
9 Hoffenheim         35 25 10 5 10 35 43 –8
10 Köln                 32 25 10 2 13 39 45 –6
11 Union Berlin         30 25 9 3 13 32 41 –9
12 Eintracht Frankfurt 28 24 8 4 12 38 41 –3
13 Hertha Berlim         28 25 7 7 11 32 48 –16
14 Augsburg         27 25 7 6 12 36 52 –16
15 Mainz 05         26 25 8 2 15 34 52 –18
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
16 Fortuna Düsseldorf 22 25 5 7 13 27 50 –23
Play-off do Rebaixamento
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17 Werder Bremen 18 24 4 6 14 27 55 –28
18 Paderborn         16 25 4 4 17 30 54 –24 
Zona de rebaixamento à 2. Bundesliga de 2020–21
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REGULAMENTO
Os 18 clubes se enfrentam em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Além do campeão, os 2º e 3º colocados garantem vagas na UEFA Champions League. O 4º colocado garante vaga na fase preliminar da competição europeia. Já os 5º e 6º colocados se classificam à UEFA Europa League.

Os últimos dois colocados serão rebaixados à 2ª Bundesliga. O 16º colocado, por sua vez, disputará play-off contra o 3º colocado da 2ª Bundesliga para saber quem jogará à elite na temporada seguinte.
Critérios de desempate: Maior saldo de gols; Maior número de gols pró e Confronto direto.

PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS OBRIGATÓRIOS CONTRA O COVID-19 

- Atletas passarão por exames periodicamente e qualquer suspeita de contaminação fará com que o jogador seja afastado do time.
- Jogadores não poderão se cumprimentar com aperto de mão e não poderão se reunir no gramado, para a última conversa antes da bola rolar.
- Apenas jogadores que estiverem em campo e os árbitros não precisarão utilizar máscaras no estádio.
- Bolas serão desinfetadas antes e durante o jogo. Se ela cair na arquibancada, será substituída por outra imediatamente.
- No vestiário, os jogadores devem ficar pelo menos 1,5m de distância um do outro e deverá haver rodízio para utilizar o local. O tempo máximo no vestiário será de 30 minutos e todos presentes deverão usar máscaras.
 - As equipes devem manter a distância de 1,5m também no transporte do estádio ao local de concentração e vice-versa.
- Crianças não poderão entrar no gramadoNo banco de reservas, os atletas deverão ficar sentados 1,5m de distância um do outro.
- A entrevista coletiva será virtual. Não haverá sala de imprensa e zona mista.

CINCO SUBSTITUIÇÕES
A Bundesliga será a primeira grande competição europeia na qual será possível ver até cinco substituições por time em cada partida. A medida foi sugerida pela Fifa à International Board, órgão responsável pelas regras do jogo, para tentar diminuir o risco de lesão dos atletas, que serão submetidos a um calendário mais apertado em razão da pandemia. As cinco alterações só poderão ser realizadas em três oportunidades, além do intervalo, para evitar que o jogo perca dinâmica.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BRASILEIROS NA BUNDESLIGA

Atualmente, a Bundesliga conta com dez jogadores brasileiros. 

AUGSBURG: lateral esquerdo Iago, 23 anos.
  

BAYERN DE MUNIQUE: meia-atacante Philippe Coutinho, 27 anos, emprestado pelo Barcelona ao Bayern de Munique. Em 22 jogos no torneio, Coutinho marcou oito gols e distribuiu seis assistências.

BAYER LEVERKUSEN: o lateral esquerdo Wendell, 26 anos e o o atacante Paulinho, 19 anos.
  

BORRUSSIA MÖNCHENGLADBACH: atacante Raffael, 35 anos.

HERTHA BERLIM: atacante Matheus Cunha, 20 anos.

HOFFENHEIM: zagueiro Lucas Ribeiro, 21 anos.

WOLFSBURG: lateral direito William, 25 anos, atacantes João Victor, 26 anos e o lateral esquerdo Paulo Otávio, 25 . 
    
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FC Augsburg
TIME BASE:  Koubek, Teigl, Suchy, Riede e Pedersen; Hahn, Baier, Gruezo e Richter; Gregoritsch e Niederlechner.
Técnico: Heiko Herrlich. 

Bayer Leverkusen
TIME BASE: Hrádecký, Tah, Bender, Dragovic e Wendell; Demirbay, Tapsoba e Aránguiz; Havertz, Alario e Paulinho.
Técnico: Peter Bosz

FC Bayern Munique
TIME BASE: Neuer, Pavard, Boateng, Alaba e Davies; Kimmich, Thiago Alcântara e Philippe Coutinho; Müller, Lewandowski, Gnabry.
Técnico: Hans-Dieter Flick

Borussia Dortmund
Time base: Burki; Piszczek, Hummels, Zagadou e Raphael Guerreiro; Witsel, Emre Can e Hazard; Sancho, Marco Reus (Brandt) e Haaland. 
Técnico: Lucien Favre

Borussia M'gladbach
TIME BASE: Sommer, Lainer, Ginter, Elvedi e Bensebaini; Strobl, Neuhaus, Hofmann e Embolo; Thuram e Plea.
Técnico: Marco Rose

1.FC Colônia
TIME BASE: Horn, Schimitz, Meré, Bornauw, Leistner e Katterbach; Skhiri, Hector, Kainz e Thielmann; Kainz, Uth e Córdoba.
Técnico: Markus Gisdol

Eintracht Frankfurt
TIME BASE: Trapp, Touré, N'Dicka, Hinteregger e Abraham; Ilsanker, Kamada e Rode; Kostic; André Silva e Bas Dost.
Técnico: Adi Hutter

Fortuna Düsseldorf
TIME BASE: Kastenmeier, Zimmermann, Hoffmann, Ayhan e Giesselmann; Stöger, Sobottka, Berisha e Suttner; Thommy e Karaman.
Técnico: Uwe Sösler

SC Freiburg
TIME BASE: Schwolow, Lienhart, Heintz, Gulder e Koch; Gunter, Höfler, e Grifo; Sallai; Schmidt e Petersen.
Técnico: Christian Streich

Hertha BSC Berlim
TIME BASE: Jarstein, Pekarík, Boyata, Torunarigha e Plattenhardt; Grujic, Skjelbred e Lukebakio; Matheus Cunha, Ibisevic e Mittelstädt.
Técnico: Bruno Labbadia.

TSG Hoffenheim
TIME BASE: Baumann, Kaderabek, Hübner, Akpoguma e Posch; Grillitsch, Rudy, Zuber e Baumgartner(Dabbu); Adamyan, Kramaric (Skov) e Bebou.
Técnico: Alfred Schreuder.

1.FSV Mainz 05
TIME BASE: Müller, Baku, Juse, Niakhaté e Martin; Malong, Fernandes, e Boëtius; Quaison, Ji e Onisiwo.
Técnico: Achim Beierlorzer

SC Paderborn
TIME BASE: Zingerle, Dräger, Schonlau, Hünemeier e Collins; Gjasula, Pröger, Vasiladis e Antwi-Adjei; Jastrzembski e Srbeny.
Técnico: Steffen Baumgart

RB Leipzig
TIME BASE: Gulácsi, Klostermann, Adams e Klostermann; Mukiele, Laimer, Kampl, Nkunku e Angelinõ; Tino Werner e Poulsen.
Técnico: Julian Nagelsmann

Schalke 04
TIME BASE: Schubert; Todibo (Burgstaller), Sané e Nastasic; Kenny, McKennie, Serdar (Schöpf) e Oczipka; Caligiuri, Harit e Raman.
Técnico: David Wagner

FC Union Berlin
TIME BASE: Gikiewicz,  Schlotterbeck, Fridrich e Subotic; Trimmel, Prömel, Andrich e Lenz; Bütter, Ingvartsen e Ujah.
Técnico: Urs Fischer. 

Werder Bremen
TIME BASE: Pavlenka, Gebre Selassie, Veljkovic, Moisander e Augustinsson; Vogt, Klaassen Eggestein e Léo Bittencourt; Sargent e Rashica.
Técnico: Florian Kohfeldt

Wolfsburg
TIME BASE: Casteels, Mbabu, Brooks, Pongracic e Roussillon (Paulo Otávio); Guilavogui, Arnold, Gerhardt (Schlager) e Brekalo; Mehmedi , Weghorst e João Victor.
Técnico: Oliver Glasner

GUIA DA SÉRIE C 2021

 GUIA DA SÉRIE C 2021 A Série C vai começar Grupo A Ferroviário Remanescente Série C Time-base Rafael, Polegar, Richardson, Vitão, Emers...