A PRIMEIRA VEZ DE CADA CLUBE!!
UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE, ANTES DE COMEÇARMOS:
Apenas Fluminense, Botafogo e Bangu são os clubes em atividade que participaram do primeiro campeonato carioca em 1906.
CLUBE DE REGATAS FLAMENGO
Em 03 de maio de 1912, o Flamengo estreia no Campeonato Carioca de Futebol, na época organizada pela Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA) no campo do América F.C, na rua Campos Salles. O adversário era o Mangueira, time formado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira. Em sua primeira participação, o Flamengo consegue um placar que já mostrava a capacidade do time: 15x2
03/Maio/1912
Campeonato Carioca - Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA) - 1º Turno
Local: Estádio da Rua Campos Salles (Tijuca-Rio de Janeiro)
Árbitro: João Evangelista Belfort Duarte
Gols:
Flamengo: Gustavo de Carvalho 1' e 2', Arnaldo Guimarães 24' e 30', Octávio 35' e Gustavo de Carvalho 37' do 1°T; Gallo 5', Amarante Zalacain 7', 9' e 15', Arnaldo Guimarães 18', Levy 22', Gustavo de Carvalho 25', Arnaldo Guimarães 29', Amarante Zalacain 31', Alberto Borgerth 33' e Gustavo de Carvalho 35' do 2°T
Mangueira: Octávio 35'do 1ºT e Levy 22' do 2ºT
FLAMENGO
Baena, Píndaro e Nery; Coriolano, Gilberto e Gallo; Orlando Bahiano, Arnaldo Guimarães, Amarante Zalacain, Gustavo de Carvalho e Alberto Borgerth.
MANGUEIRA
Moggey, Rebeto e Sylvio; Walter, Routt e Plaisant; Riemer, Levy, Octávio, Campos e Tangerina.
Gustavo de Carvalho - Autor do primeiro gol do Flamengo.
Imagem colorida digitalmente da primeira foto tirada da equipe de futebol do Flamengo em 1912 - 📸 de 06/10/1912 - 3° Jogo da história do clube: Flamengo 1x1 Paysandu
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️
CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA
No dia, 3 de maio de 1916, em partida válida pela 1a rodada da Terceira Divisão do Campeonato Carioca, realizada no campo de General Severiano, o time de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama fazia o seu primeiro jogo oficial na história. Diante do Paladino FC, a equipe Cruz Maltina, foi goleado por 10x1, o que é até hoje, a maior goleada sofrida pelo clube.
FICHA TÉCNICA
PALADINO FC 10 x 1 VASCO
Local: General Severiano, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 03 de maio de 1916
Competição: Campeonato Carioca – 3ª Divisão
Organizadora: Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA)
Árbitro: Carlos Alberto Coelho
Gols: VASCO – Adão Antonio Brandão
PALADINO - Desconhecidos
VASCO – Antonio Pereira d’ Azevedo, Frederico Einsenlveker, Alvaro de Araujo Sampaio, Victorino Rezende da Silva, Antonio Bebiano Barreto, Augusto Pereira d’Azevedo, Adão Antonio Brandão, Oscar Guimarães, Mario Moraes, Joaquim Ferreira d’ Oliveira e Manoel Ferreira d’ Oliveira;
O português Adão Antônio Brandão - Autor do primeiro gol do Vasco da Gama.
📸 do jogo da primeira Vitória do Vasco da Gama, 2x1 contra o River (time extinto), em 29/10/1916, no Estádio Figueira de Melo.
Muitos usam o escudo acima como referência ao extinto clube Paladino Football Club, só que esse escudo é do Esporte Clube Paladino, da cidade de Gravataí/RS, extinto em 1970.
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️
Em uma das primeiras partidas oficiais de futebol realizada no Brasil, em 19 de outubro de 1902, o Fluminense Football Club, fazia sua estréia no esporte bretão. Em partida amistosa contra o Rio Football Club (clube extinto), o Fluminense que usava as cores branca e cinza, goleou por 8x0, em jogo que aconteceu no charmoso Estádio da Rua Paysandu.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 8 x 0 RIO FOOTBALL CLUB
Local: Estádio da Rua Paysandu – Rio de Janeiro
Dia 19 de Outubro de 1902
Competição: Amistoso
Gols: Horácio Costa Santos (3), Heráclito Vasconcellos (2), Félix Frias, Eurico de Moraes e A. Simonsen.
FLUMINENSE: Américo Couto; Mário Frias e Victor Etchegaray; Mário Rocha, Oscar Cox e Walter Schuback; Adolpho Simonsen, Eurico de Moraes, Horácio da Costa Santos, Heráclito e Félix Frias.
RIO FOOTBALL CLUB: R. Belfort; T. Mackintosh e H. Palm; Lokhost, Alvarenga Senior e D. Croik; T. Pereira, Alvarenga Jr, H. Brenton, J. Stewart e A. Cerqueira.
Horácio Costa Santos - Autor do primeiro gol do Fluminense.
https://www.flunomeno.com/2015/06/a-primeira-partida-oficial-do-fluminense.html?m=1
Camisa usada no ano de 1902. As tradicionais cores grená passou a ser usada pelo clube em 1904.
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️
Em 12 de agosto de 1904, alguns jovens se reuniram para fundar um time de futebol no Largo do Leão em Botafogo e ali nasceu o Electro Club, mais que logo foi alterado para Botafogo Football Club em 18 de setembro de 1904 em homenagem ao bairro. Em uma tarde chuvosa de 02 de outubro de 1904, o Botafogo já fazia sua estréia no futebol, onde no Campo da Rua Campos Salles, perdeu por 3x0 num amistoso para o já extinto Football and Athletic Club.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO FOOTBALL CLUB 0 x 3 FOOTBALL AND ATHLETIC CLUB
Data: 02 de outubro de 1904
Local: Rua Campos Salles com Haddock Lobo, Rio de Janeiro
Competição: Amistoso
Árbitro: Mário Bessa (do Fluminense F. C.)
Gols – Não disponíveis, 1° tempo: Athletic 1 a 0; Final: Athletic 3 a 0.
Obs: O Botafogo sofreu dois gols de pênalti.
Fontes: Gazeta de Notícias (de outubro de 1904) e O Paiz (de agosto de 1923).
Botafogo F. C.
Flávio Ramos, Victor Faria e João Leal; Basílio Vianna, Octávio Werneck e Ademaro de Lamare; Norman Hime, Ithamar Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rego e Carlos Bittencourt.
Football and Athletic Club
Nascimento, Luiz Maia e Hildebrando Paranhos; Leite, Oscar Fagundes e Alvarenga I; Pereira, Aurélio Silva, Kock, Alvarenga II e Barbosa.
O primeiro gol da história do Botafogo aconteceu na segunda partida da história do clube e que também foi a vitória do Botafogo por 1x0 sobre o Petropolitano Football Club, no dia 21 de Maio de 1905, gol feito pelo atacante Flávio Ramos, que também foi o sócio n° 01 e presidente do clube.
O uniforme preto e branco foi definido nas reuniões de fundação do clube em 1904, por sugestão de Itamar Tavares - que estudara na Itália e era fã da já poderosa Juventus de Turim. No entanto, o Botafogo utilizou provisoriamente camisas e calções brancos (eventualmente pretos) até 1906, quando as primeiras camisas de botão alvinegras chegaram, importadas da Inglaterra e confeccionadas pela Benetfink & Co.
Em 8 de dezembro de 1942, acontece a fusão entre o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo, onde nasceram o Botafogo de Futebol e Regatas.
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️
Detalhes do primeiro jogo da história do Bangu
Fonte: Jornal do Commercio
O texto abaixo não foi atualizado, mantendo-se a escrita original da época.
"Realizou-se domingo passado, no campo do Rio Cricket & Athletic Associativo (Icarahy), um interessante match de football, entre esse e o novel club do Bangu.
Com prazer registramos o progresso com que, lenta, porém firmemente, vai caminhando entre nós a propaganda deste interessante e utilíssimo ramo de sport. Há três anos, quando um grupo de rapazes, todos vindos de escolas suíças ou inglesas, promoveram o primeiro jogo de football, em Icarahy, para o qual, com grande dificuldade, conseguiram arranjar dois elevens, havia talvez uma dúzia de espectadores, e esses mesmos, apreciando do jogo apenas os tombos, os empurrões, etc., desconhecendo por absoluto os rudimentos mais elementares do jogo; chegou-se mesmo a registrar, na crítica da imprensa esportiva, os tombos como feitos de maestria. Hoje abalam-se famílias da Tijuca, da Gávea, para assistir a um match em Icarahy, enchem-se as pelouses de apreciados ("bacharéis", como os chamam no sport náutico), que acompanham todas as peripécias com entusiasmo ruidoso, discutem as decisões do referee com fogo, com o Código na mão citam autores. Lombroso, o diabo... Vêm teams de todos os cantos da cidade encontrar-se ora no Paysandu, ora no Icarahy, ou no Fluminense. Vão teams daqui a S. Paulo sustentar lá a glória de seu pavilhão em lutas memoráveis de três dias a mais. Vêm teams de S. Paulo aqui, etc.
O team do Club do Bangu, todo composto de empregados da fábrica de tecidos, que tomou o nome dessa localidade, é um eleven simpático de homens de trabalho, fortes, alegres, bons companheiros, verdadeiros sportsmen. Em todo o correr do jogo manteve-se a maior harmonia, não se ouviu uma observação menos delicada, conquanto houvesse, como sempre há, fouls involuntários, muitos dos quais, como foul-throws, carrying the ball, etc., o referee com muito bom senso, deixou passar desapercebidos. Não se pode dizer que fosse um jogo equilibrado, pois quase todos os jogadores do Bangu ressentiam-se visivelmente da falta de training, falhando inúmeros kicks, fazendo o que se chama da gíria footbóllica "furos" dos quais naturalmente, o outro pessoal, malandro e traquejado, aproveitava-se a cada passo, vindo a pagar o pato o pobre do goal-keeper, que não tinha mãos, nem pés, a medir, o que, seja dito de passagem, é um excelente jogador, sem o que, muito maior teria sido o score.
Descrevamos o jogo:
Do lado do Bangu estavam: T. Hellowell, Hartley, Stark (Captain), Gaspar,
Hibbs, W. Hellowell, A. Procter, W. Procter, Donohoe, Jacques e Alvarenga.
Do lado do Rio Cricket estavam: A. Couto, Tate, Wright (Captain), Turner, V. Etchegaray, F. Walter, Matheson, F. Moraes, Ginns, Santos e Conrado.
Coube o kick-off ao Rio Cricket, que partiu logo varando a defesa
adversária, e fazendo um bonito rush, prejudicado por um mal shot. Poucos minutos depois faziam outro rush idêntico, marcando Santos o 1º goal, de um bom centro de Conrado. Esse goal, a muitos pareceu offside, e houve alguns protestos, porém confiamos inteiramente na retidão do referee: Mr. Moreton, um dos melhores Juizes que temos tido aqui; o fato foi o seguinte: o jogador Santos estava offside, quando a bola foi centrada, mas não estava quando shootou, porque já então o goal-keeper adversário tinha tocado na bola, procurando rebate-la, o que não conseguira. Pouco depois, foi marcado o 2º goal, por Ginns, com um bom shot, posto bem no canto do goal; um bonito passe de Eurico Moraes. Continuaram a suceder-se os rushes do Rio Cricket, muitos perdidos por maus shots, alguns bem parados pelo goal-keeper Hellowell, e pelos full-backs Hartley e Stark. Houve diversos corner-kicks, que não foram aproveitados, entre eles um, magistralmente tirado por Turner, e quase no fim do half-time Conrado fez um goal, que foi com toda a justiça, dado off-side. No 1º half portanto, resumiu-se o jogo em ataques do Rio Cricket e defesas do Bangu, tendo o goal-keeper Couto parado uma ou duas bolas apenas.
No 2º half, Etchegaray foi jogar em goal, e Santos full-back, passando Couto para center-half, e Tate para forward, inside Wright, tornando-se o jogo mais interessante, fazendo Stark (que então estava jogando forward), com Donohoe, alguns bonitos rushes, mas, mesmo assim, pouco modificou-se a feição do jogo, continuando o Rio Cricket a atuar sempre, tendo marcado na hora do apito final, mais três goals, um shootado por Conrado, outro por Eurico, outro por Tate, este último, num agrimmage medonho, em que goal-keeper, bola e três forwards, rolaram todos pelo goal a dentro.
O resultado final foi, portanto, Rio Cricket 5-0.
É de justiça salientar no team do Bangu o captain Stark, que mostrou ser um jogador de fibra que, com um pouco mais de ensaio, se tornará um jogador perigoso, o full-back Hartley e o goal-keeper Hellowell; todos, porém, sem excepção, brigaram até o último instante, com uma tenacidade e uma firmeza admiráveis, sem sombra de desanimo, verdadeiros sportsmen!
Do team do Rio Cricket é inútil falar: era aquela firmeza de costume (homens de 3 metros de altura, como Tate e outros), aliada a malandragem do Fluminense (Etchegaray, Santos, Conrado, etc., que também pertencem ao club de lá), capitaneados pelo malandrão-mor Wright; não é preciso dizer mais.
Foi um bom ensaio (de que aliás alguns deles precisam bem, para enfrentar o Paulistano, que vem ai, armado até os dentes, em 14 e 15 de agosto) e foi, além disso, um incentivo, um estímulo, para futuros jogos que teremos aqui, ou no Bangu mesmo, e quiçá, com clubs formados por outras fábricas, que nos permitirão, talvez, para o nano, instituir a nossa Taça de Campeonato, como já a têm os nossos vizinhos da Paulicéa."
Extraído: Bangu.net

FICHA TÉCNICA
BANGU ATLÉTICO CLUBE 0X5 RIO CRICKET & ATHLETIC ASSOCIATIVO ICARAHY
Data: 24/07/1904
Competição: Amistoso
Local: Estádio do Icaraí – Niterói/RJ
Árbitro: Mr. Moreton
Gols: 1º tempo: Santos e Ginns. No 2º tempo: Conrado, Eurico e Tate.
Rio Cricket: A. Couto, Tate, Wright (Captain), Turner, V. Etchegaray, F. Walter, Matheson, F. Moraes, Ginns, Santos e Conrado.
Bangu: Thomas Hellowell, James Hartley e John Stark; Luiz Gaspar, Clarence Hibbs e William Hellowell; Andrew Procter, William Procter, Thomas Donohoe, Frederich Jacques e Augusto Alvarenga.
⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️
No Domingo, dia 6 de agosto de 1905, às 15h e 30 minutos, o América Foot Ball Club realizava sua primeira partida oficial.
Naquele tempo o America era alvinegro, e de preto e branco fez seu primeiro jogo, contra o Bangu, no dia 6 de agosto do ano seguinte, na Rua Ferrer. Apesar de fundado no mesmo ano, o rival já era um clube estabelecido havia tempo: anos antes já praticava o futebol com operários e técnicos ingleses da Fábrica Bangu, que deu origem ao time. Em campo, uma previsível goleada de 6 a 1 para os adversários, em um resultado que em nada antecipava o equilíbrio dos duelos reservados para os próximos anos.

FICHA TÉCNICA
Domingo, 6/8/1905
BANGU 6 x 1 AMÉRICA
Competição: Amistoso Estadual
Local: Jardim da Fábrica Bangu (RJ)
Juiz: José Villas Boas
Gols: Para o Bangu: não há registros. Para o América: Amílcar Pinto.
Bangu
Fred Jacques, James Hartley, William Hellowell, Dante Delocco, Segundo Maffeu, John Farrington, César Bochialini, Arlindo, John Stark, Andrew Procter, Francisco Carregal.
Oswaldo Mohrstedt; Francisco Pinto e Gustavo Bruno; Romeu Maina, Amilcar Teixeira Pinto (capitão) e Nabuco Prado; Alfredo Koehler, Jaime Pina, Durval Medeiros, J.Bermuder e Gustavo Garnett.